window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Tesouros perdidos da Idade do Ferro são descobertos sob um campo de aviação da Força Aérea Real

Imagem: Harvey Mills / Divulgação: RAF

Relíquias da Idade do Ferro, há muito perdidas e agora descobertas por militares e veteranos, foram declaradas tesouro. Partes de uma carruagem celta, com cerca de 2000 anos, foram descobertas sob o campo de aviação Valley da Força Aérea Real (RAF) em Anglesey, País de Gales, durante uma escavação por militares e veteranos.

O Médico Legista Sênior de North Wales (West) declarou essas descobertas como tesouro, que serão doadas ao Amgueddfa Cymru – Museu Nacional do País de Gales.

Imagem: Harvey Mills / Divulgação: RAF
Imagem: Harvey Mills / Divulgação: RAF

As escavações arqueológicas ocorreram em abril de 2024 e foram lideradas pela Organização de Infraestrutura de Defesa (DIO). A investigação também contou com pessoal e veteranos da Operação Nightingale, uma iniciativa do DIO que apoia a saúde e bem-estar de militares e veteranos.

“A Operação Nightingale é um programa inovador e premiado que continuamente mostra os benefícios que a arqueologia pode oferecer ao pessoal militar e veteranos. Parabéns àqueles que realizaram a escavação e fizeram essa descoberta emocionante. Através do seu árduo trabalho, estamos descobrindo e preservando nossa história para as futuras gerações”, disse Alistair Carns DSO OBE MC MP, Ministro para Veteranos e Pessoas.

O programa premiado tem pessoal ferido, machucado e doente e veteranos participando de investigações arqueológicas em toda a propriedade de Defesa, proporcionando experiências únicas na área.

Acredita-se que as descobertas integrem o famoso tesouro Llyn Cerrig Bach, originalmente descoberto na década de 1940 durante obras para expandir o campo de aviação de Valley para bombardeiros americanos durante o esforço de guerra Aliado. O tesouro é uma das coleções mais importantes de artefatos da Idade do Ferro descobertas no Reino Unido, composto por mais de 150 objetos de bronze e ferro depositados entre 300 a.C. e 100 d.C.

Entre as novas descobertas estava um anel de trela que teria sido utilizado para guiar as rédeas de uma carruagem celta, apresentando um embutido decorativo vermelho. O anel, encontrado pelo Líder de Esquadrão da RAF aposentado David Ulke, é um dos apenas três encontrados com essa decoração particular no País de Gales.

A segunda descoberta, uma embocadura de bridão de cavalo datada em cerca de 60 d.C., foi encontrada pelo Sargento de Voo da RAF Moore. Similar àquelas do tesouro de Polden Hill encontrado em Somerset, a embocadura teria sido usada por cavalos que puxavam carruagens da Idade do Ferro.

“Essas descobertas em RAF Valley são extremamente emocionantes para todos os envolvidos; o tesouro Llyn Cerrig Bach é de importância nacional para o País de Gales e para todo o Reino Unido. Essas novas descobertas confirmaram as suspeitas de arqueólogos anteriores de que havia mais a ser encontrado desse tesouro particular”, disse Richard Osgood, arqueólogo sênior da DIO.

Richard Osgood continuou: “É ótimo que o pessoal e veteranos que participam da Operação Nightingale continuem sendo recompensados com descobertas de tal importância histórica. Estou orgulhoso que a iniciativa desempenhe um papel no apoio ao pessoal e veteranos em sua recuperação, e é fantástico ver o impacto maravilhoso deste projeto.”

A equipe da Operação Nightingale obteve permissões especiais para conduzir a escavação por RAF Valley, antes de obras de reforma no campo de aviação. A construção para estas melhorias começou em setembro de 2024.

“Recebemos instruções sobre o tipo de coisas que poderíamos encontrar, então quando descobri a peça, tinha certeza de que era um anel de trela da Idade do Ferro. Dizer que eu estava nas nuvens é provavelmente um eufemismo! Tenho trabalhado com arqueologia há muitos anos e esta foi de longe a recuperação mais significativa que fiz. O fato de que a Operação Nightingale pode reunir pessoal militar através de escavações arqueológicas mostra o quanto a arqueologia pode ser curativa e útil. Não é uma solução mágica, mas muitos se beneficiaram, e eu sou um desses beneficiários gratos”, disse o Líder de Esquadrão (Aposentado) David Ulke, descobridor do anel de trela.

“A busca pelo tesouro perdido foi um trabalho árduo e tínhamos uma área enorme para cobrir. No último dia – faltando apenas 10 minutos – descobri a embocadura do bridão do cavalo. No início, a equipe achou que eu estava brincando, mas rapidamente percebeu que eu havia encontrado algo especial. Palavras não poderiam explicar como me senti naquele momento, mas foi uma experiência maravilhosa. Participei de várias escavações da Operação Nightingale agora, e a experiência é verdadeiramente inestimável para os veteranos e militares participantes”, disse o Sargento de Voo Moore, descobridor da embocadura de bridão.

O Capitão de Grupo Gez Currie OBE, Comandante da Estação em RAF Valley, disse:

“É incrível que sejamos novamente lembrados da importância do local na porta de RAF Valley e da importância que tem na história galesa. Foi a preparação de RAF Valley na década de 1940 para ajudar a evitar a invasão, que trouxe à luz a importância deste local e seus vínculos com uma invasão anterior pelos romanos.

A importância de RAF Valley para a Defesa do Reino Unido hoje é indiscutível, mas isso é um lembrete de que fazemos parte de um contínuo que se estende por mais de 2000 anos e devemos ser mordomos responsáveis desta terra. Estamos imensamente orgulhosos de fazer parte dos esforços para descobrir e conservar esses importantes artefatos da história galesa e igualmente satisfeitos que nosso próprio pessoal militar tenha estado tão intimamente envolvido nesses esforços”.

Os artefatos agora serão doados ao Museu Nacional do País de Gales, que abriga vários itens do tesouro inicial de Llyn Cerrig Bach.

O Curador Sênior de Pré-história em Amgueddfa Cymru – Museu Nacional do País de Gales, Adam Gwilt, disse:

“É incrível pensar que esses artefatos de 2.000 anos permaneceram tão completos e bem preservados dentro de um depósito raso de turfa, movido e arrastado anteriormente para o campo de aviação há mais de 80 anos de um lago antigo próximo!

A embocadura e o anel de trela são de estilos que não estão representados entre a coleção original. Eles adicionam novas informações importantes sobre a oferta religiosa de objetos valiosos no lago no final da Idade do Ferro, pouco antes ou por volta da época em que o Exército Romano invadiu Anglesey.”

É ótimo que esses artefatos sejam íveis para exibição e benefício público no Oriel Môn. Estou ansioso para trabalhar colaborativamente nos próximos anos com o museu, o centro de patrimônio em RAF Valley e a equipe da Operação Nightingale, para que esta grande história possa ser celebrada e compartilhada por todos”.

Informações da RAF

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfiis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias