window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Toyota vai produzir peças para a aeronave Joby de pouso e decolagem na vertical

Aeronave eVTOL da Joby – Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, empresa que desenvolve aeronaves totalmente elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL, na sigla em inglês), anunciou na última quinta-feira, 27 de abril, que assinou um contrato de longo prazo com a Toyota Motor Corporation.

No acordo, a multinacional japonesa fornecerá os principais componentes de conjunto de potência e atuação para a produção das aeronaves da companhia estadunidense.

O acordo se baseia na já existente parceria de longa data entre a Joby e a Toyota, na qual as duas empresas colaboram em uma ampla variedade de projetos para apoiar a produção e montagem da aeronave Joby, incluindo assessoria no projeto piloto da linha de produção da Joby em Marina, na Califórnia. A Toyota também é o maior acionista externo da Joby, tendo investido cerca de US$ 400 milhões na empresa.

Os componentes, projetados pela Joby e fabricados pela Toyota, serão entregues nas instalações de fabricação de conjunto de potência e eletrônicos da Joby em San Carlos, Califórnia, antes que os conjuntos finalizados sejam enviados para a linha de produção piloto da empresa em Marina para integração.

Imagem: Divulgação

Com o objetivo de provar ferramentas e processos escaláveis em baixos volumes antes da produção de aeronaves em escala total, as instalações da Joby em Marina foram projetadas com a ajuda da Toyota, aproveitando décadas de experiência no fornecimento de carros confiáveis e de alta qualidade em alto volume.

Além da linha de produção, a Joby está trabalhando com a subsidiária Aero Asahi da Toyota em um serviço de táxi aéreo para ageiros da Toyota no Japão. A Joby anunciou recentemente que solicitou formalmente à autoridade de aviação civil do Japão (JCAB – Japan Civil Aviation Bureau) para validar sua planejada certificação de tipo de aeronave da autoridade norte-americana (FAA – Federal Aviation istration).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias