
Uma aeronave Koala da Polícia do Rio foi alvo de disparos e precisou fazer um pouso forçado, quando atingiu a fiação elétrica.
O helicóptero de matrícula PR-JPC é do modelo AW119Kx Koala, fabricado pela italiana Leonardo, e é operado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). Durante uma operação hoje (20) de manhã em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, quando criminosos começaram a atirar contra a aeronave.
Segundo a PCERJ informou, os pilotos do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (SAER/CORE) precisam fazer um pouso de emergência numa área aberta para averiguar possíveis danos causados por projéteis, e durante este pouso acabaram acertando dois fios de energia, o que causou duas explosões separadas.
Apesar do pouso de emergência, não foi constatado nenhum impacto de projétil na fuselagem da aeronave e nenhum agente policial ficou ferido na ocorrência. Um dos moradores da região gravou o momento que o helicóptero é alvo de disparos e faz o pouso forçado:
Mais um dia normal na aviação no Rio de Janeiro:
— AEROIN (@aero_in) February 20, 2025
Helicóptero Koala da PCERJ vira alvo de bandidos em Duque de Caxias e precisa fazer pouso de emergência, quando acaba atingindo fiação elétrica e causando pequenas explosões pic.twitter.com/zX52inJIyH
Na semana ada outro helicóptero da corporação também foi alvo de traficantes, só que desta vez o Bell Huey acabou sendo atingido de fato junto de outra aeronave do mesmo modelo, mas da PMERJ. Os dois helicópteros também precisaram fazer pouso de emergência: