
Uma transmissão ao vivo mostrando o movimento do Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo (SP), registrou a operação de uma aeronave pouco comum de ser ver no terminal central paulistano.
Embora seja comum ver muitos helicópteros chegando e partindo diariamente no local, a presença de modelos das forças armadas não é tão comum, e menos ainda quando se trata da Marinha do Brasil (MB).
Porém, nesta semana, um Sikorsky SH-60 Seahawk, denominado SH-16 na MB, ou pelo aeroporto da capital paulista, pousando no final da tarde da segunda-feira, 26 de agosto, e decolando no dia seguinte, como mostram as belas cenas a seguir, publicadas pelo canal “Golf Oscar Romeo”, que faz lives diariamente no Aeroporto de Congonhas:
Não há informações oficialmente publicadas sobre qual foi o motivo da incomum operação do helicóptero militar, de matrícula N-3035, no Aeroporto de Congonhas, mas há reportes de que ele estava sendo utilizado nos trabalhos de combate aos incêndios no interior.
Na Marinha do Brasil, o SH-16 tem como principal missão detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície. Também realiza tarefas de Emprego Geral tais como: Evacuação Aeromédica (EVAM), Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue), Transporte Aéreo Logístico, Lançamento de paraquedistas, “Fast rope”, “Rappel”, Penca, Transporte istrativo e Transporte de Tropas.
O modelo adquirido pela MB é uma versão customizada do MH-60R da Marinha dos Estados Unidos, a US Navy. As primeiras aeronaves SH-16 Seahawk chegaram no 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino entre julho e agosto de 2012, sendo em 23 de agosto transferidas para o setor operativo, efetuando seu primeiro pouso a bordo no G25 em 7 de novembro.
Obteve seu primeiro contato submarino em fevereiro de 2014 durante a comissão ASPIRANTEX e, no mesmo ano, efetuou o primeiro lançamento do míssil Penguin na comissão ADEREX-II.
Em 2019 deu-se inicio a qualificação em voo com OVN (Óculos de Visão Noturna), aumentando a capacidade operativa do Esquadrão, sendo também homenageado pela Sikorsky por efetuar o primeiro resgate noturno realizado no mar com emprego do SH-16. No ano de 2021 alcançou a marca de 8.000 horas de voo.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.