window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Treze aeroportos latino-americanos se destacam entre os mais pontuais do mundo em 2024

Imagem: Divulgação / Inframerica

A América Latina se destaca em 2024 ao ver 13 de seus aeroportos figurarem entre os mais pontuais do mundo, segundo o relatório anual da Cirium, uma consultoria especializada em inteligência para a indústria aeronáutica.

O Aeroporto Internacional King Khalid, em Riad, Arábia Saudita, assume a liderança do ranking global, com uma taxa de pontualidade de 86,65%. No top 10, o Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, se posiciona em segundo lugar com uma taxa de 84,57%, seguido pelo Aeroporto Internacional da Cidade do México, que atinge 84,04%.

Aeroportos dos Estados Unidos também marcam presença na lista, com o Aeroporto Internacional de Salt Lake City em quarto lugar (83,80%), seguido por Minneapolis-Saint Paul, Washington-Dulles e Detroit, que ocupam, respectivamente, a sexta, sétima e oitava colocações.

Quando se trata de aeroportos de médio porte, o Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, lidera com uma impressionante taxa de pontualidade de 90,34%.

O Aeroporto Internacional de Brasília vem em segundo lugar (88,19%), seguido de Osaka-Itami, no Japão, com 88,18%. Outros aeroportos latino-americanos incluídos nesse segmento são o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (88,17%), e o Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (83,80%).

Na categoria de aeroportos pequenos, o Aeroporto Internacional de Guayaquil obteve a melhor classificação, com uma pontualidade de 91,38%. O Aeropuerto Mariscal Sucre, em Quito, ficou em segundo lugar (90,05%), enquanto o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo completou os três primeiros com 89,39%.

O Aeroporto Internacional de El Salvador ficou em quarto lugar (89,33%), seguido pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza (85,32%) e pelo Aeroporto Internacional de Salvador (85,1%).

Jeremy Bowen, CEO da Cirium, destacou a importância das iniciativas de pontualidade em um setor constantemente desafiado por questões operacionais, como interrupções em sistemas e padrões climáticos adversos. Ele enfatizou o trabalho incansável das companhias aéreas e dos aeroportos em garantir voos pontuais e uma experiência de viagem tranquila.

Além disso, a Cirium concedeu o Platinum Award à Delta Air Lines, reconhecendo sua excelência operacional em toda a rede, além de premiar o Aeroporto El Dorado, em Bogotá, pela primeira vez nesta categoria.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Primeiros Embraer A-29N serão entregues para Portugal em dezembro

0
Portugal será o primeiro país a receber o novo A-29N Super Tucano da Embraer, com entrega marcada para dezembro de 2025 pela Força Aérea.