window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Trump anuncia troca dos aviões A-10 por caças F-15 Eagle II na milícia aérea do Michigan

Foto: USAF/Master Sgt. William Greer

Os EUA podem ter acabado de definir a primeira unidade que substituirá os consagrados aviões de ataque A-10 Warthog por caças F-15 Eagle II.

O anúncio foi feito pelo presidente americano Donald Trump, durante uma visita à Base Aérea de Selfridge, pertencente à Guarda Aérea Nacional do estado de Michigan, que atua como milícia aérea estadual, junto da Guarda Nacional de Michigan.

Atualmente, essa é a única base no estado com aeronaves Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II. Inclusive, um dos esquadrões participou da Operação Liberdade do Iraque (Guerra do Iraque de 2003), ocasião em que um dos Warthogs foi atingido por um míssil e conseguiu pousar mesmo com grandes danos. O motor dessa aeronave (foto abaixo) está exposto no museu Air Zoo, na cidade de Kalamazoo, no interior de Michigan.

Foto: MI ANG

A grande robustez do A-10 criou uma legião de fãs da aeronave, que é capaz de destruir blindados leves apenas com seu canhão de 30 mm. Seu substituto extraoficial é o caça furtivo F-35A Lightning II — embora esse seja focado na superioridade aérea e em ataques a longa distância, funções um pouco distantes do e aéreo aproximado, no qual o A-10 ainda reina absoluto, com o maior poder de fogo disponível atualmente.

No entanto, Trump surpreendeu na tarde desta terça-feira (29) ao anunciar que os caças F-15EX Eagle II, fabricados pela Boeing, substituirão os A-10 na Guarda Aérea Nacional de Michigan.

O Eagle II é uma evolução do F-15E Strike Eagle — versão biposta derivada do F-15B original — focada em missões de caça-bombardeiro. A aeronave tem custo ligeiramente inferior ao do F-35A, embora pertença a uma geração anterior.

F-15QA do Qatar, primeira versão da série Eagle II

“Iremos aposentar os Warthogs e trocá-los por 21 caças F-15EX Eagle II novos de fábrica, os melhores do mundo”, afirmou Trump, que foi ovacionado pelos militares presentes no discurso, destacando ainda que os aviões “são novinhos”.

Com este anúncio, o 107º Esquadrão de Caça será o primeiro dos EUA a substituir os A-10 por F-15EX. A Guarda Aérea Nacional de Michigan contará, assim, com um novo mix de aeronaves: os Eagle II voarão ao lado dos aviões-tanque Boeing KC-135T Stratotanker e dos drones MQ-9 Reaper.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias