window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Trump perde a paciência com a Boeing e adotará Jumbo “tampão” como Air Force One

O Boeing 747-8i de matrícula P4-HBJ | Foto: Mark Bess

O presidente americano Donald Trump já iniciou os movimentos para ter uma terceira aeronave operando como Air Force One ainda este ano.

Em um movimento inédito na história dos Estados Unidos, Trump ordenou que a Força Aérea contratasse a L3Harris, uma das maiores indústrias de defesa do país, para realizar modificações em um Boeing 747-8BBJ, de matrícula P4-HBJ, conforme informou o Wall Street Journal.

A aeronave é um 747-8i modificado de fábrica para o serviço VIP, com alcance superior ao do modelo de ageiros. Este exemplar específico foi fabricado em 2012 a pedido do governo do Catar e vendido à empresa de táxi aéreo Global Jet em 2023.

No início deste ano, Trump foi visto conhecendo a aeronave enquanto ela estava na Flórida, no que, à época, parecia ser apenas um tour para decidir como será o interior do VC-25B — os próximos Air Force One — atualmente em processo de modificação a partir de dois 747-8i originalmente encomendados pela companhia aérea russa Transaero, que faliu antes de receber as aeronaves.

Essa troca por aviões já prontos foi definida durante o primeiro mandato de Trump, após o então presidente alegar que a Boeing estava atrasando a entrega dos novos VC-25B, que substituirão os atuais 747-200 (VC-25A) utilizados no serviço presidencial. A Boeing reduziu o custo total do projeto ao optar por aeronaves já fabricadas e prometeu não incluir aditivos contratuais.

No entanto, devido principalmente à falta de capital, à crise interna na fabricante e aos problemas na cadeia global de suprimentos, a Boeing voltou a atrasar a entrega dos VC-25B. Há, inclusive, a possibilidade de que apenas o sucessor de Trump venha a inaugurá-los.

Buscando reverter essa situação e já demonstrando insatisfação com os antigos 747-200, Trump pretende utilizar o 747-8 da Global Jet, embora ainda não esteja claro se por meio de compra ou leasing. A expectativa é que a L3Harris conclua todas as modificações até o final do ano.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias