
A Qatar Airways pode anunciar em breve um novo pedido de aeronaves, em uma declaração conjunta entre o governo do Catar e a istração de Donald Trump.
Atualmente, a companhia aérea de bandeira do Catar possui 95 jatos com entregas pendentes da Boeing, sendo a maioria do modelo 777-9X, que ainda não foi certificado e enfrenta atrasos significativos no projeto.
Além desses, há cerca de uma dezena de aviões 787-9 Dreamliner em processo de entrega e 25 jatos 737 MAX 10, cujo pedido deve ser cancelado em breve — possivelmente no próprio anúncio — já que a Qatar Airways desistiu de operar aviões da família 737, e o MAX 10 também está longe de obter certificação.
O novo pedido pode ser fechado a tempo da visita oficial de Donald Trump ao país, programada para o próximo dia 13 de maio. Segundo a Bloomberg, durante essa visita, deverá ser anunciado um pedido de até 100 aeronaves da Boeing pela Qatar Airways.
Neste novo acordo, o foco estará em mais jatos 787 Dreamliner e possivelmente no 777X, apesar dos grandes atrasos e das críticas da própria Qatar Airways quanto à demora no programa. A Airbus também deve ser contemplada com novos pedidos, mas o anúncio está previsto para um momento posterior — possivelmente no Salão de Le Bourget (Paris Air Show), que contará com a cobertura do AEROIN, ou no Dubai Air Show, em novembro.