
A Turkish Aerospace (TAI) encerrou 2024 com mais um marco significativo. O primeiro HÜRKUŞ, avião de treinamento de nova geração desenvolvido nacionalmente, completou com sucesso seu voo inaugural. 636o4
Os trabalhos no novo HÜRKUŞ, que é concorrente direto do Embraer AT-27 Tucano e foi projetado para atender às necessidades de treinamento de pilotos da Força Aérea Turca, começaram em 3 de maio de 2021.
As atividades de testes em solo foram conduzidas em ritmo constante como parte do projeto. Após a conclusão bem-sucedida de todos os testes, o HÜRKUŞ decolou da Base Aérea de Akıncı e encontrou o céu. Durante seu voo de 20 minutos, a aeronave atingiu uma altitude de 6.500 pés (2.000m) e uma velocidade de 140 nós (260 km/h).
Assim como o brasileiro Tucano, a aeronave turca utiliza um motor Pratt & Whitney Canada PT-6, mas equipado com hélice de cinco pás, ao invés de três pás como é no modelo da Embraer.
Com entrega prevista para a Força Aérea em breve, o novo HÜRKUŞ foi otimizado com reduções no peso estrutural e tecnologia de ponta, tornando-o uma das aeronaves mais ágeis e de alto desempenho em sua classe. Melhorias aerodinâmicas oferecem uma solução personalizada para voos de treinamento de cadetes pilotos na Força Aérea Turca.
Em linha com o objetivo de aumentar a taxa de nacionalização na indústria de defesa, componentes como a carenagem, sistema de resfriamento, bomba hidráulica, rádio e sistema de identificação amigo/inimigo (IFF) foram nacionalizados. Esse sucesso permitiu a inclusão de subcontratados locais no projeto, fortalecendo o ecossistema de defesa.
Espera-se que os testes de voo sejam concluídos com sucesso, e os primeiros 15 aviões, de um contrato de 55 unidades assinado com o governo federal turco, serão entregues à Força Aérea Turca até 2025. As 40 aeronaves restantes serão entregues até 2027.
Pela Assessoria de Imprensa da TAI