
No dia 22 de outubro, quinta-feira, a Turkish Airlines recebeu da Airbus seu primeiro exemplar do A350-900 (registro TC-LGA). A aeronave é a primeira de uma encomenda de 30 aeronaves e chega com um atraso de cerca de três meses, diretamente ligado com a pandemia e os atrasos que gerou na produção e preparação das aeronaves.
A Turkish possui uma frota mista de aeronaves Boeing e Airbus, com a qual mantém uma das mais abrangentes malhas de voos do planeta. Antes da pandemia, a empresa era a que possuía o maior número de destinos em todo o mundo, chegando a 350.
Na Europa, a Turquia é parte integrante na cadeia de fornecimento da Airbus por quase 20 anos, sendo uma parceira da fabricante de Toulouse em todos os programas recentes, incluindo o A350XWB. O novo A350 irá operar no novo aeroporto de Istanbul para destinos internacionais da empresa aérea. No meio do ano, a empresa chegou a alocar o A350 nos voos ao Brasil, mas os atrasos na entrega atrapalharam os planos, que agora devem ficar para março de 2021.
Segundo dados do sistema de rastreamento de voos FlightRadar24, a aeronave voou os 2.256 quilômetros de Toulouse a Istambul na noite de ontem, 22 de outubro.
