window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Ucrânia busca apoio da UE para reabrir parcialmente o espaço aéreo, fechado desde a invasão russa

Os aeroportos da Ucrânia estão buscando apoio financeiro da União Europeia (UE) e de outras entidades para reabrir parcialmente o espaço aéreo que foi fechado para voos comerciais após a invasão da Rússia em 2022.

Como informa o Aviation Week, o vice-ministro das Finanças da Ucrânia, Alexandrer Kava, estima que o custo para recuperar e reconstruir os aeroportos será de 1,68 bilhão de dólares. Alguns aeroportos foram completamente destruídos.

Durante o recente Congresso Anual e Assembleia Geral da ACI-Europa em Istambul, Kava disse que espera que alguns voos comerciais possam ser retomados “no final deste ano ou início do próximo“, em um cenário “otimista”.

Para isso, a Ucrânia concluiu avaliações de risco e compilou um caso de segurança com o conceito de operações. O caso de segurança deve ser acordado pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), Eurocontrol, FAA e IATA. Também será necessário ampliar as defesas aéreas nos aeroportos de Kyiv-Boryspil e Lviv, que costumavam ser os mais movimentados do país.

As negociações também já começaram com seguradoras, locadoras e companhias aéreas sobre a retomada de voos comerciais. Antes da invasão, seis aeroportos lidavam com 98% do tráfego aéreo comercial ucraniano: Kyev, Lviv, Kyev-Zhuliany, Odesa, Kharkiv e Zaporizhzhia.

“Seríamos muito gratos se a União Europeia e outros parceiros apoiassem financeiramente os aeroportos ucranianos para mantê-los prontos para retomar as operações, pois esperamos que, após o fim da guerra, a demanda por voos para a Ucrânia aumente significativamente”, afirmou Kava.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias