window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

UH-12 Esquilo do Esquadrão HU-1 realiza operação embarcada em apoio à missão científica na Ilha da Trindade

Imagem: Marinha do Brasil

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participou da “Operação PROTRINDADE II – 2025” entre os dias 17 de março e 1º de abril, sendo representado por uma aeronave modelo UH-12 Esquilo Monoturbina.

A operação contou com um Destacamento Aéreo Embarcado a bordo do Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, pertencente ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Durante a operação, foram realizados voos de transporte de pessoal e material para a Ilha da Trindade e as Ilhas de Martim Vaz, em apoio ao Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE), coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Tendo em vista as adversidades enfrentadas nesse tipo de missão, como os locais de difícil o, as operações aéreas a partir do navio com o menor convoo da Marinha do Brasil e os diversos modos de emprego da aeronave em uma mesma operação, o EsqdHU-1 pôde demonstrar sua versatilidade, reafirmando a natureza “faz-tudo” do Esquadrão.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias