Conforme divulgamos em novembro do ano ado, a Asociación de Pilotos de Líneas Aéreas (APLA) da Argentina contestava naquele momento a decisão da companhia aérea Aerolíneas Argentinas de remover o modelo Airbus A340 de sua programação de voos. E agora, parece que a medida foi levada adiante.

A Associação informava que estava orientando que os pilotos não efetuassem, após os últimos voos comerciais, nenhum voo de translado para devolução das duas aeronaves A340-300 que ainda operavam na empresa. Ao longo da história, nove unidades do modelo -300 aram pela Aerolíneas.
Segundo comunicado da APLA, as aeronaves de matrículas LV-FPV e LV-FPU seriam tiradas da programação em dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, mas as datas não estavam precisamente especificadas.
Porém, dados dos sites de rastreamento de voos mostram que as ações da Associação não surtiram efeito.
O LV-FPV já se foi
O Airbus A340-300 de matrícula LV-FPV, de 23 anos de idade, efetuou seu último voo regular de número ARG1133 em 8 de dezembro entre Madrid, na Espanha, e Buenos Aires, na Argentina.
Desde então, permaneceu em solo no aeroporto de Ezeiza até 26 de dezembro, quando efetuou um voo apenas local, de 2 horas de duração, provavelmente por questões de manutenção.
Finalmente, em 8 de janeiro, foi transladado para Orlando, nos Estados Unidos, tendo sido devolvido à empresa de leasing dona da aeronave. O quadrimotor será descartado, segundo dados do Airfleets.

O LV-FPU está prestes a ir
O outro A340-300 restante, LV-FPU parece já estar sendo preparado para a retirada definitiva.
Após efetuar diversos voos nos primeiros dias deste mês de janeiro, o Airbus não decola do aeroporto de Ezeiza há quase 10 dias. Os dados dos sites de rastreamento mostram que o jato voou pela última vez também entre Madrid e Buenos Aires, tendo pousado no dia 14 de janeiro.

Talvez o clássico quadrijato já tenha encerrado seus serviços na companhia aérea argentina, sem nem mesmo uma despedida de sua história de operações, iniciadas em 1999 com quatro unidades do modelo A340-200.