Início Aviação Militar

Último avião reabastecedor KC-10 fará derradeiro voo no local onde fora fabricado 336v

USAF photo by Staff Sgt. Gerald R. Willis

O último voo para o lendário Douglas KC-10 Extender já tem data definida e contará com uma agem baixa por onde ele nasceu. O avião reabastecedor trijato feito a partir do jato comercial DC-10 está sendo aposentado na Força Aérea Americana, a USAF, e sendo substituído pelo Boeing KC-46A, baseado no 767-200ER. 651i5a

Com a saída do serviço militar, o KC-10 ficará apenas voando em uma empresa civil que presta serviço de reabastecimento em voo para forças aéreas do mundo. No dia 26 de setembro está marcado o último voo da última unidade operacional na USAF, de registro 79-1948.

Esta unidade foi fabricada em 1982 e, desde então, está em serviço nos EUA. A sua montagem, assim como de todos os outros aviões DC-9, DC-10, MD-80, MD-90, MD-11 e C-17, foi feita em Long Beach, cidade ao sul de Los Angeles, na Califórnia.

Cerimônia de entrega dos primeiros DC-10 em Long Beach em 1970

Hoje conhecida por seus festivais, uma das três únicas pirâmides perfeitas do mundo, o navio Queen Mary, um grande aquário, e o maior porto dos EUA, compartilhada com a vizinha Los Angeles, a cidade de Long Beach já foi um dos grandes polos aeronáuticos do mundo. A fábrica da Douglas (posteriormente McDonnell Douglas e depois Boeing Defense) foi vendida para a Mercedes-Benz, mas ainda é possível ver um icônico neon escrito “Fly DC Jets”, sendo um marco histórico da cidade.

E, no final da manhã do dia 26 de setembro, será a última vez que esta cidade verá um KC-10 voar, com uma agem baixa programada para o final da manhã no Aeroporto Internacional Daugherty Field. Pilotos do KC-10 convidaram entusiastas e spotters a participarem desta despedida.

Após a agem baixa em Long Beach, o jato seguirá para a Base Aérea de Travis, também na Grande Los Angeles, onde uma cerimônia oficial de aposentadoria será feita após o último pouso do KC-10 em serviço militar.