window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Último Embraer E170 colombiano está disponível para quem quiser comprar

A empresa Airstream anunciou que recebeu o mandato exclusivo para vender um Embraer E170LR, em nome da empresa estatal colombiana Satena. Este é o último jato do modelo na frota da empresa, que se despediu dele no ano ado. De acordo com dados obtidos pelo site parceiro Aviacionline através da CH-Aviation, o avião está avaliado em US$ 8.560.000.

A aeronave foi fabricada em dezembro de 2006, com o número de série 17000151. Seu único operador era a empresa colombiana, onde foi configurado para 76 ageiros e teve a matrícula HK-4528.

Nos últimos dois anos, o modelo era usado em voos saindo de Bogotá para Arauca, Corozal, Ipiales, Medellín, Mitú, Puerto Carreño, Puerto Inírida; e de Villavicencio a Mitú, Puerto Inírida e Puerto Carreño. Assim como os demais jatos da Satena, esse também era empregado em mercados onde a demanda era pequena e não atraía às empresas privadas, servindo a Satena como agente de conectividade regional no país sul-americano.

A estatal, no entanto, anunciou que deixou de utilizar os Embraer 170 em outubro de 2020, para substituí-los definitivamente por aeronaves ATR 72, mais adequadas à operação da empresa. Desde então, o HK-4528 está armazenado no Aeroporto Internacional El Dorado.

Breve história do Embraer E170

É o modelo menos fabricado e menor da família de E-Jets da Embraer, do qual 196 aeronaves foram produzidas (não confundir com o E175). Ele entrou em serviço comercial em março de 2004 e compete diretamente com o Bombardier CRJ700 e com o turboélice Bombardier Q400. Desde 2017, o E170 está fora de produção.

A aeronave é alimentada por motores General Electric CF34-8E de 14.200 libras (62,28 kN) de empuxo cada.

A LOT Polish Airlines foi o cliente de lançamento do modelo, seguido pela Alitalia e US Airways. A LOT operou o primeiro voo comercial de E-jet em 17 de março de 2004, de Varsóvia a Viena. Atualmente, a Republic Airways é a maior operadora do modelo com 62 aeronaves, que são utilizadas em nome da Delta Airlines e United Airlines.

Outras companhias aéreas que operam o modelo são Japan Airlines/J-Air (18), S7 Airlines (17), Air /HOP! (15), Envoy Air (8), LOT Polish Airlines (6), Air North (4), Aurora Airlines Anguilla (4), Airlink (3), Fuji Dream Airlines (3), Petro Air (3), Jasmin Airlines (2), Air Botswana (1) e People’s (1).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias