
A ST Engineering anunciou a de um contrato com a Galactic Holdings para projetar e fabricar uma plataforma aérea de combate a incêndio baseada no Boeing 757. Essa é primeira iniciativa no mundo que envolve o desenvolvimento de um avião-bombeiro deste modelo.
A empresa de conversão, que tem uma longa história em programas de modificação estrutural, graças à sua experiência na realização de conversões de aeronaves de ageiros para cargueiros (P2F), chamará esse programa de ageiro para tanque (P2T), conforme relata o site parceiro Aviacionline.
A ST Engineering será responsável por todo o programa: desde o projeto, ando pelo trabalho na aeronave, até a obtenção da certificação. A conversão do protótipo ocorrerá em uma das instalações da empresa nos Estados Unidos.
Darrin Henry, diretor da Galactic Holdings, observou que a escolha da ST Engineering deve-se à “confiança em sua capacidade de oferecer uma solução inovadora e ecologicamente correta. O primeiro Boeing 757P2T deve ficar pronto em 2024, e a construção de uma frota do modelo não deve demorar muito após a obtenção do certificado de tipo suplementar.”
Jeffrey Lam, da ST Engineering, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em poder contribuir para a reutilização de aeronaves de ageiros em algo tão vital quanto o combate a incêndios. Além disso, damos nova vida a aeronaves que, de outra forma, teriam sido aposentadas e despedaçadas”.
O 757P2T terá capacidade de até 7.000 galões de retardante. Será equipado com um sistema de dispensação de última geração que garantirá grande precisão no lançamento de retardante sobre o fogo.
Leia mais: