O Boeing 787 Dreamliner está prestes a fazer seu primeiro pouso no continente gelado, marcando a chegada de uma aeronave widebody de nova geração na Antártica.

O primeiro voo será feito pela Norse Atlantic, a companhia aérea norueguesa focada em voos transatlânticos, que só opera com jatos Boeing 787 em sua frota.
O 787-9 de matrícula LN-FNC está neste momento na Cidade do Cabo, na África do Sul, após decolar de Oslo, na Dinamarca, com pessoal técnico da Norsk Polarinstitutt, o Centro de Pesquisa Polar da Noruega.
Durante o verão no hemisfério sul ocorre a troca de equipes, com chegada de novo pessoal para ficar na Antártica. Neste caso, os cientistas decolarão da África do Sul para a Troll Airfield, que é um aeroporto congelado que atende bases geladas de vários países.
🇳🇴✈️🇿🇦✈️🇦🇶 @flynorse and @NorskPolar scientists are on their way to Troll station in Antarctica. After a stop over in Cape Town, this will be the first ever 787 landing in Antarctica. pic.twitter.com/ZJRjPOlgYx
— Flightradar24 (@flightradar24) November 13, 2023
Até agora, apenas aviões grandes de antiga geração, como os Boeings 757 e 767 e o Airbus A340, pousaram no local. No ano ado, um 737 MAX, que é de nova geração, mas de apenas um corredor, fez seu debut na pista gelada.
O 787 já havia, porém, sobrevoado a região, fazendo voos turísticos de observação do continente gelado: