
As fabricantes de aeronaves buscam negócios em todo o mundo, mas o jogo muda de patamar quando os grandes atores do setor aéreo colocam encomendas multibilionárias. Uma das próximas a pensar nisso é a United Airlines, que sinalizou estar sondando o mercado com objetivo de encontrar substitutos para seus 150 aviões widebody dos modelos Boeing 767 e 777.
A informação sobre o interesse da gigante americana foi dada pela Airline Weekly, citando uma reunião de executivos da companhia no começo do mês de agosto. Segundo a publicação, uma primeira comunicação oficial da empresa sobre esse interesse pode ser dada ao mercado ainda neste ano.
Um dos motivadores para a United Airlines buscar por novas aeronaves é o longo prazo de entrega que as fabricantes têm, de tal modo que um pedido colocado agora poderia começar a ser entregue apenas dentro de alguns anos. Atualmente, a United tem apenas mais um 787-10 a receber da Boeing e quarenta e cinco A350-900 da Airbus, mas eles são insuficientes para trocar toda a frota supracitada.
Como relatou o site americano, os executivos da United Airlines, cujos nomes não foram citados, ainda não indicaram uma preferência de modelo e qualquer decisão poderá ar por um processo concorrencial, notadamente entre as maiores montadoras de aeronaves no mundo: Boeing e Airbus.