Início Empresas Aéreas

United revela como instalou a primeira antena Starlink em seu jato Embraer 586b37

Divulgação – United

A United Airlines anunciou hoje (07) a instalação da antena Starlink em sua primeira aeronave regional Embraer, destacando os benefícios técnicos da tecnologia, como tamanho reduzido, menor peso e facilidade de instalação e manutenção. 401x3k

A companhia aérea planeja equipar mais de 40 aeronaves regionais por mês a partir de maio, com a expectativa de concluir a instalação em toda a frota regional de dois corredores até o final de 2025. O tempo médio de instalação do Starlink é de aproximadamente 8 horas, cerca de 10 vezes mais rápido do que os sistemas tradicionais de Wi-Fi a bordo.

No início deste ano, a United já havia informado sua intenção de equipar toda a frota regional de dois corredores com a tecnologia até o fim de 2024. No longo prazo, o objetivo é instalar o Starlink em todas as aeronaves da companhia.

Expansão rápida e eficiente

Nossa capacidade de expandir esse serviço inovador em uma velocidade e escala sem precedentes é resultado direto do equipamento avançado, da tecnologia e da equipe de especialistas da United“, afirmou Grant Milstead, vice-presidente de Tecnologia Digital da United. “A parceria com a Starlink tem sido excelente. Nossa inovação conjunta nos permitirá atingir a meta de mais de 300 aeronaves regionais equipadas até o final deste ano.

O sistema Starlink promete revolucionar a experiência dos ageiros, oferecendo o Wi-Fi mais rápido disponível a bordo – gratuitamente –, além de novas opções de entretenimento. Além disso, a tecnologia traz benefícios operacionais significativos:

  • Instalação mais rápida, menos tempo fora de serviço: Cada aeronave será retirada de operação por apenas quatro dias para remoção do sistema atual, instalação do Starlink, testes e fechamento das partes abertas durante o processo. Outras tecnologias exigem, em média, mais de 10 dias para instalação.
  • Equipamento mais leve e compacto: O kit completo do Starlink no Embraer E175-E1 pesa apenas 38,5 kg, enquanto sistemas tradicionais podem chegar a 136 kg. Além disso, o equipamento é controlado eletronicamente, sem peças móveis, facilitando transporte, instalação e manutenção.
  • Menor impacto no consumo de combustível: Com um peso menor a bordo, as aeronaves equipadas com Starlink terão maior eficiência de combustível em comparação com sistemas de Wi-Fi convencionais.
  • Conexão mais estável e confiável: O Starlink utiliza tecnologia de interligação a laser entre satélites, garantindo conectividade mesmo em condições climáticas adversas no solo. Além disso, a aeronave alternará automaticamente entre os satélites de órbita baixa para assegurar a melhor cobertura e velocidade.

Os ageiros de aeronaves regionais equipadas com Starlink poderão desfrutar de velocidades de internet de até 250 Mbps, um aumento de 50 vezes em relação à conexão atual disponível nessas aeronaves. O o ao Starlink será gratuito para todos os membros do programa MileagePlus®, que também oferece experiências inovadoras de entretenimento a bordo, incluindo streaming, compras online, jogos e muito mais.

A adesão ao MileagePlus é gratuita e pode ser feita pelo site united.com/starlink.

Pela Assessoria de Imprensa da United Airlines