
A Ural Airlines apresentou um pedido de compra de 38 aeronaves MC-21 (ou MS-21) produzidas na Rússia. A empresa espera a entrega de aeronaves em 2029 e 2030, disse Sergey Skuratov, CEO da Ural Airlines, a repórteres.
“Obviamente, existem tais planos para a aquisição de aeronaves russas. Fizemos um pedido de 38 MC-21. Em termos de tempo – em algum lugar entre 2029-2030. Queríamos alugar”, disse ele.
Respondendo a uma pergunta de jornalistas sobre os planos de compra de Tu-214, Skuratov observou que a companhia aérea só estava interessada em “aviões longos que voam de 6 a 7 horas”.
O MC-21 é um avião de ageiros de médio curso de nova geração desenvolvido pela Irkut Research and Production Corporation (parte da Rostec United Aircraft Corporation).
Segundo Skuratov, a empresa também pretende comprar aviões da Airbus e disse que já recebeu permissão dos Estados Unidos e da União Europeia para 19 aviões e o negócio está sendo fechado.
Ele acrescentou que uma decisão final sobre o acordo será tomada nas próximas três semanas. Não está claro, porém, como isso se daria, tendo em vista as sanções colocadas sobre a Rússia quando da invasão da Ucrânia. Portanto, esse é um tema interessante de se acompanhar.
A Ural Airlines é uma das principais companhias aéreas russas em termos de tráfego de ageiros. A frota é composta por aeronaves da Airbus.