window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Usando antigo avião VASP, Viracopos simula explosão durante o abastecimento de uma aeronave

Foto de Maurício Simionato

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pelo Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP), realizou no dia 26 de novembro o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (ESEA).

O treinamento simulou uma explosão durante o abastecimento de uma aeronave na área dos bombeiros do aeroporto. Importante ressaltar que a atividade não impactou as operações do aeródromo e foram colocados cartazes informando os ageiros sobre o simulado.

O objetivo do exercício foi avaliar as ações do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA), validando os procedimentos estabelecidos no Plano de Emergência. O simulado também visou a integração e familiarização dos recursos internos e externos do SREA e, especialmente, a identificação de oportunidades de melhoria para aprimorar a resposta a situações de emergência.

Participaram do exercício equipes de resgate e salvamento do aeroporto, juntamente com órgãos externos, como SAMU, Defesa Civil, Guarda Municipal, SETEC, EMDEC, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. O planejamento do ESEA 2024 começou há seis meses e envolveu a participação de cerca de 300 pessoas.

Durante o simulado, foram testados equipamentos de última geração e protocolos internacionais, assegurando a prontidão para cenários de emergência de alta complexidade. A metodologia internacional START foi aplicada para triagem e priorização das vítimas, utilizando caminhões Rosenbauer Panther do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos Civis (SEECINC) para simular um atendimento rápido e eficaz.

Dayane Roversi Cavalcante, Coordenadora de Planejamento e Resposta à Emergência Aeroportuária, explicou: “Realizamos o exercício com o maior nível de realidade possível, tomando todo o cuidado para informar que era um simulado para não gerar pânico nas pessoas que circulavam no aeroporto. Também ativamos o módulo do Plano de Assistência aos Familiares de Vítimas de Acidente Aéreo e o espaço para acolhimento de familiares e amigos, além do Centro de Imprensa e da Sala de Sobreviventes e Ilesos. Trouxemos alunos de uma escola de aviação que, de forma voluntária, atuaram como ageiros, vítimas e familiares das vítimas.”

Após o exercício, a equipe de segurança do aeroporto identificou pontos de melhoria para os planos e procedimentos de emergência.

Wesley Ramos Correa, Gerente de Segurança de Viracopos, destacou que o treinamento foi um sucesso e atingiu seus objetivos. “O simulado é fundamental para garantir que nossas equipes estejam sempre preparadas para agir de forma rápida e eficaz em situações críticas, mantendo a segurança como prioridade. A segurança e a eficiência das operações são nossos compromissos com a sociedade, e trabalharemos sempre para honrá-los. Quem viaja quer viajar com segurança”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias