
O Comando Central Militar dos Estados Unidos conduziu o nono lançamento aéreo de assistência humanitária no norte de Gaza em 13 de março, às 13h17 (horário de Gaza), para fornecer auxílio essencial aos civis afetados pelo conflito em curso.
A operação conjunta incluiu dois Lockheed C-130 Hércules e uma aeronave Boeing C-17 Globlemaster III da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), além de soldados do Exército dos Estados Unidos especializados na entrega aérea de suprimentos de assistência humanitária dos EUA.
Os C-17 e C-130 dos EUA lançaram mais de 35.712 refeições e 28.800 garrafas de água no norte de Gaza, uma área de grande necessidade, permitindo o o civil à ajuda crítica. Esta foi a primeira vez que um C-17 dos EUA foi utilizado para entregar ajuda desde o início dos lançamentos aéreos de ajuda humanitária em 2 de março de 2024.
U.S. Central Command conducts ninth humanitarian airdrop into Gaza
— U.S. Central Command (@CENTCOM) March 13, 2024
U.S. Central Command conducted the ninth air drop of humanitarian assistance into Northern Gaza on March 13, 2024, at 1:17 p.m. (Gaza time) to provide essential relief to civilians affected by the ongoing… pic.twitter.com/3zUtVNSOvA
Dias atrás, os Emirados Arábes Unidos utilizaram pela primeira vez um avião a jato, também um C-17, para lançar ajuda em Gaza, mas os paraquedas não abriram adequadamente e causaram uma tragédia.