
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) anunciou apoio adicional para enfrentar os incêndios devastadores que afetam o condado de Los Angeles, no sul da Califórnia.
Os incêndios, que eclodiram na terça-feira (7), obrigaram à mobilização de recursos estaduais e federais sob a direção do presidente Joe Biden, além da declaração de estado de emergência pelo governador Gavin Newsom.
Conforme relatado nesta quarta-feira (8) por Sabrina Singh, secretária adjunta de imprensa do Pentágono, o governo federal está trabalhando em estreita colaboração com a Guarda Nacional da Califórnia para enfrentar a crise.
“A Guarda Nacional da Califórnia está adicionando duas unidades do Sistema Modular de Combate a Incêndios Aerotransportados (MAFFS), enquanto a Guarda Nacional de Nevada está preparando mais duas”, explicou Singh.
Apoio aéreo e terrestre
O sistema MAFFS, de acordo com o Serviço Florestal dos Estados Unidos, converte aeronaves C-130 em aviões-tanque, instalando sistemas portáteis de entrega de retardantes de fogo, sem a necessidade de grandes modificações estruturais. Além disso, o DOD possui outros quatro MAFFS que podem ser implantados, se necessário.
O Departamento de Defesa também está enviando 10 helicópteros da Marinha dos EUA equipados com baldes de água para ajudar a suprimir as chamas pelo ar, informou o Aviacionline.
No terreno, a Guarda Nacional da Califórnia ativou duas equipes de bombeiros terrestres e quatro companhias da polícia militar para apoiar as equipes locais de aplicação da lei e resposta a emergências. “Todas as tropas da Guarda Nacional designadas para combater os incêndios estão atualmente na ativa estadual”, disse a porta-voz do DOD, major Jennifer Staton.
Desafios devido às condições climáticas
Apesar da implantação, condições climáticas adversas, como ventos fortes, dificultaram a operação dos recursos aéreos nas áreas mais afetadas. Singh observou que, embora haja disponibilidade de mais recursos, as condições atuais impedem sua plena utilização. “Podemos aumentar os recursos, e o presidente ordenou que este departamento apoie tudo o que a Califórnia precisa, mas neste momento não podemos colocar mais ativos no ar porque os incêndios e os ventos são muito intensos”, explicou.
O DOD garantiu que continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades da Califórnia para fornecer apoio contínuo na luta contra os incêndios, que já causaram danos significativos na região.
Leia mais: