window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Veado invade pista e é atropelado por jato comercial que pousava

Azimuth Airlines
Sukhoi Superjet 100 da Azimuth Airlines, semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Em mais uma ocorrência envolvendo animais que invadem pistas de aeroportos e acabam sendo atropelados, um veado, animal de porte consideravelmente grande, foi atingido por um jato de ageiros no momento em que este pousava.

O incidente aconteceu na última segunda-feira, 1º de novembro, com um Sukhoi Superjet 100 registrado sob a matrícula RA-89180, da companhia aérea russa Azimuth Airlines.

A bordo da aeronave havia 96 ageiros e 6 tripulantes, e, de acordo com informações do The Aviation Herald, o voo A4-101 estava cumprindo a rota entre as cidades russas de Krasnodar e Pskov.

Rota da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Após pouco mais de uma hora de voo, ao pousar no Aeroporto Internacional Princesa Olga Pskov pela pista 19, a aeronave acabou encontrando o veado em seu caminho e colidiu com o animal.

Um vídeo publicado no Youtube mostra algumas cenas de sangue espalhado pela fuselagem da aeronave, restos do animal no trem de pouso e também danos na parte inferior do motor direito da aeronave:

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, a Rosaviatsia, confirmou o incidente e relatou que a aeronave colidiu com um veado, sofreu danos na asa direita e no motor. De acordo com dados das plataformas de rastreio de voos, o Sukhoi Superjet 100 ainda continua em solo desde o dia do incidente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias