Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Pela terceira vez nos últimos 9 meses, e pela segunda vez no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um veículo de apoio de solo atingiu um avião da LATAM, desta vez o novo Airbus A350-900 XWB.

O caso aconteceu neste domingo, 7 de junho, e envolveu um Airbus A350-900 de matrícula PR-XTI, enquanto a aeronave estava estacionada no pátio, próximo ao Terminal 3 de Guarulhos.
Nas fotos é possível ver que um trator daqueles que puxa a carreta (“dolly”) de cargas e bagagens, colidiu com o motor direito do Airbus A350 XWB, danificando sua carenagem.
Aparentemente, os danos não foram extensos, mas concentrados no motor, cuja nacele sofreu um rasgo. Como o buraco na carenagem não foi apenas superficial, os danos podem ter afetado, ainda que de maneira leve, componentes e/ou sistemas do motor.
Ainda não há informações sobre as causas do incidente e se alguém ficou ferido.
Em nota, a LATAM disse:
“A LATAM Airlines Brasil confirma que, durante procedimento de retirada de cargas ontem (07/06) em Guarulhos, houve colisão em solo do trator de descarregamento com a aeronave Airbus A350 (PR-XTI). A companhia ressalta que nenhum funcionário se feriu e as causas do incidente estão sendo investigadas”.
Com o caso de ontem, já são cinco os incidentes de solo, de que se tem notícia, envolvendo aviões da LATAM nos últimos 9 meses. Três deles envolvendo a colisão de veículos contra aeronaves, e outros dois de aeronaves se chocando entre si enquanto eram manobradas.
Quatro destes cinco incidentes de solo ocorreram envolvendo a terceirizada Orbital, que assumiu os serviços de solo da LATAM em Guarulhos e Galeão em agosto de 2018, substituindo funcionários orgânicos da companhia.
Os incidentes reportados foram:
- uma esteira de bagagem e uma escada atingindo um A319;
- outro trator de bagagem batendo em um Boeing 777;
- um A350 batendo em um 777 enquanto era manobrado no pátio; e
- duas semanas atrás, um 767 e um 767 colidindo durante manobra no hangar da companhia.
Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.