O esvaziamento da Esplanada dos Ministérios durante o 7 de Setembro foi notado de cima em um vídeo gravado num avião da FAB.

Durante esta manhã, em Brasília, aconteceu o tradicional desfile militar em comemoração à Independência do Brasil de Portugal, datada de 7 de setembro de 1822. Neste evento, a Força Aérea Brasileira (FAB) é sempre uma das principais atrações, seja pela agem baixa de várias aeronaves ou o show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.
Este ano, o componente aéreo foi liderado pelo Embraer KC-390 em ala com um Northrop F-5E Tiger II e um SAAB F-39E Gripen NG. Logo atrás, vieram dois aviões R-99, a versão de vigilância e monitoramento do jato regional Embraer ERJ-145, seguidos de um KC-130 Hércules simulando reabastecimento com mais dois caças F-5.
Um dos pilotos do R-99 gravou de cima o desfile aéreo, mostrando a Esplanada dos Ministérios muito mais vazia do que o habitual, já que o o foi controlado por decisão do Governo Federal, em dissonância com ocasiões anteriores, quando milhares de pessoas se juntavam no gramado para assistir às celebrações.
🚨 ESPLANADA LOTADA 🇧🇷 de verde 🌲 🪖
— AEROIN (@aero_in) September 7, 2023
Vídeo gravado a partir de Embraer E145 (R-99) da Força Aérea Brasileira mostra o sobrevoo durante o Desfile do Dia da Independência em Brasília, mas com baixa presença de público no Eixo Monumental no 7 de Setembro pic.twitter.com/5988dvs9H0
Uma imagem de baixo foi gravada pelo Ministério da Defesa e mostra os aviões que fizeram a agem baixa em Brasília. Na mesma manhã, a Esquadrilha da Fumaça também se apresentou, mas, infelizmente, para poucos espectadores.
Hoje 7 de Setembro é o Dia da Independência do Brasil de Portugal, tem Desfile Aéreo rolando em Brasília com caças Gripen e Tiger, além do KC-390!
— AEROIN (@aero_in) September 7, 2023
pic.twitter.com/bQdKSJfA4h