
O resgate do piloto de caça que ejetou hoje após a decolagem de Natal foi gravado por um dos militares da Força Aérea Brasileira. O caça Northrop F-5EM Tiger II de matrícula FAB4866, fabricado em 1972, teve problemas nos motores após a decolagem da Base Aérea de Natal, durante voo de treinamento que antecipa a Operação Cruzeiro do Sul, a CRUZEX.
Durante a subida inicial, chamas foram vistas saindo da parte de trás do caça, que não conseguiu ganhar altitude. O piloto decidiu por se ejetar e o caça voou sozinho até o chão, causando uma grande explosão.
Agora, imagens inéditas mostram o resgate feito pelo helicóptero Airbus H225M (H-36 Caracal) da própria FAB, que estava de prontidão na Base Aérea. No vídeo mais abaixo, é possível ver que o piloto foi rapidamente localizado pelo seu paraquedas e kit de sobrevivência na cor laranja.
Os militares se aproximam e fazem um sobrevoo à baixa altura onde, por meio de um cabo, descem dois membros do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS/PARA-SAR) e vão até o piloto para realizar o resgate.
O aviador que se ejetou sinaliza que está bem, mas aparenta estar zonzo, enquanto é assistido por seus colegas da equipe de resgate, qualificados para Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Ele foi conduzido até a Base Aérea de Natal, colocado numa ambulância e levado até um hospital próximo. Informações iniciais apontam que o piloto está bem e teria tido apenas uma pequena lesão no ombro, e continua em observação.
🚨SAR AO RESGATE! 🚁
— AEROIN (@aero_in) October 22, 2024
Imagens inéditas mostram o momento em que o piloto de caça da FAB, que se ejetou do caça F-5 antes do avião cair em Natal, é resgatado por seus colegas do PARASAR em um helicóptero H-36 Caracal (Airbus H225M) pic.twitter.com/Wz4hjfaaCr
A FAB informou em nota oficial que “investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.