window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Vigiagro inspeciona aeroporto de Cuiabá após liberação de voos internacionais

Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon – Imagem: COA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso (SFA-MT), juntamente com a equipe de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), realizou no último dia 22 uma visita técnica ao Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande, em Mato Grosso, com o objetivo de supervisionar o funcionamento das operações de voos internacionais que estão liberadas desde dezembro de 2024. 

A ação é essencial para Mato Grosso, que tem uma posição estratégica no agro mundial. Esse trabalho não apenas protege a qualidade da nossa produção, mas também fortalece nossa competitividade e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico do estado”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 

Presente durante a visita técnica, o superintendente da SFA-MT, Leny Rosa Filho, evidenciou que a fiscalização realizada no aeroporto é essencial para a defesa agropecuária brasileira. “O trabalho da equipe de fiscalização no Aeroporto Marechal Rondon se alinha com as normas internacionais de segurança sanitária e fitossanitária, contribuindo para a imagem do Brasil como um líder global na produção e exportação de produtos agropecuários”, ressaltou. 

A Vigiagro é responsável por fiscalizar produtos de origem animal e vegetal que ingressam no Brasil e dele saem. O responsável pelo Arco Centro-Oeste, Lucas Rabelo, relatou que vai a Mato Grosso todo mês para fiscalizar e enfatizou a importância desse trabalho.  

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon é um dos principais terminais de Mato Grosso, um estado reconhecido nacionalmente e internacionalmente por sua produção agrícola. A atuação da Vigiagro possui reflexos diretos na economia local e regional.

Ao garantir que os produtos que entram e saem do estado atendam às exigências sanitárias, o aeroporto se torna um ponto estratégico para o comércio de grãos, carnes e outros produtos agropecuários, consolidando Mato Grosso como um polo de produção para mercados globais. 

O terminal é uma porta de entrada e saída para diversos produtos agropecuários do estado, impactando positivamente a cadeia produtiva e fortalecendo a posição do estado no mercado internacional. Do ponto de vista social, a presença de um aeroporto internacional no estado gera oportunidades de emprego, fomenta o desenvolvimento regional e facilita o o da população a novos mercados de consumo e conhecimento. 

Em um cenário global cada vez mais conectado, a atuação da Vigiagro no Aeroporto Internacional Marechal Rondon é fundamental para garantir que o estado de Mato Grosso continue a ser um player de destaque no comércio internacional, ao mesmo tempo, em que protege seus recursos naturais e a saúde pública. O trabalho da Vigilância Agropecuária Internacional reflete um compromisso com a sustentabilidade e com o fortalecimento de uma economia robusta, alinhada às melhores práticas globais”, enfatizou Lucas Rabelo. 

Estima-se que a internacionalização do aeroporto gere mais economia e autonomia ao estado de Mato Grosso, além de trazer mais praticidade à população local. 

Informações da Ministério da Agricultura e Pecuária

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Programação muda e Airbus A340 que trará time de futebol ao...

0
O Airbus A340 contratado para transportar um time alemão de futebol ao Brasil neste mês de maio teve uma alteração de programação.