
Decolou rumo ao Brasil na madrugada desta sexta-feira, 22 de março, mais um avião trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos, na terceira operação de 2024 contratada pelo governo norte-americano para este fim. O voo pode ser acompanhado em tempo real na tela disponibilizada abaixo nesta matéria.
O avião alocado para o serviço é o Airbus A320 registrado sob a matrícula N837VA, da companhia aérea norte-americana Global Crossing Airlines (ou GlobalX). Ele possui uma pintura diferenciada (veja imagem que ilustra esta matéria), com faixas azuis e o nome completo da empresa, além das iniciais GCA na cauda, em vez do grande “GlobalX” estampado em outros aviões de sua frota.
O exterior diferenciado, porém, é apenas estética, sem nenhuma diferença para os demais jatos da empresa, em termos operacionais.
Como mostrado pelo AEROIN, a aprovação de voos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mais uma vez a operação envolverá dois aeroportos brasileiros.
O A320 partiu de Alexandria, nos EUA e faz uma escala de reabastecimento no Panamá ainda nesta manhã. Depois, haverá mais uma parada no início da tarde no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), prosseguindo, por fim, até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Belo Horizonte, em Confins (MG). O voo contrário, no sábado, 23, envolverá as mesmas duas paradas técnicas.
A aeronave pode ser acompanhada em tempo real no RadarBox através da tela a seguir (aparecerá apenas quando estiver operando e com sinal sendo captado) ou diretamente na plataforma de rastreamento clicando aqui. Abaixo da tela, veja os horários programados dos pousos e decolagens em Manaus e Confins.
A programação prevista é a seguinte (horários de Brasília; pode sofrer alterações):
Dia 22/03 – Voo GXA-6150
Pousa em Manaus às 14h15 e decola às 15h15
Pousa em Confins às 19h00
Dia 23/03 – Voo GXA-6151
Decola de Confins às 11h00 e pousa em Manaus às 14h50
Decola de Manaus às 15h50
Conforme levantamento do criador de conteúdo digital Ricardo Morgan (@morganspotter), especializado em fotos e vídeos das aeronaves que am pelo aeroporto mineiro, este será o voo de deportados de número 105 desde que os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmaram, em 2019, um acordo que viabilizou a deportação de brasileiros irregulares em solo norte-americano.
Até o voo anterior, realizado em fevereiro deste ano com 83 deportados, o total de 2024 chegou a 217. Desde 2019, foram 9.496.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.