
A alemã Volocopter, especializa em mobilidade aérea urbana (UAM – Urban Air Mobility), anunciou nesta semana que é agora uma Organização de Treinamento Aprovada (ATO – Approved Training Organization) do Escritório Federal de Aviação da Alemanha (LBA – Luftfahrt Bundesamt) por meio de sua subsidiária, Volocopter Air Services.
Segundo a fabricante, esta certificação permite à Volocopter treinar pilotos para seus futuros produtos e a torna a primeira desenvolvedora de aeronaves elétricas de decolagem e pouso (eVTOL) a receber ATO.
A certificação Approved Training Organization permite que a Volocopter forneça treinamento para licenças de piloto. Durante o ano ado, a Luftfahrtbundesamt verificou rigorosamente se a empresa adere às regras e padrões rigorosos exigidos para produzir materiais de treinamento para as aeronaves/simuladores nos quais o treinamento será ministrado.
Como parte da aprovação, a empresa trabalhará agora na transição para finalizar o programa de treinamento para sua aeronave elétrica VoloCity, em estreita cooperação com o escritório federal de aviação alemão. Eles deram início à aprovação do programa em preparação para o lançamento comercial de táxis aéreos elétricos ainda neste ano, implementando os regulamentos recém-publicados da EASA aplicáveis à operação e licenciamento de pilotos desta nova categoria eVTOL.

A Volocopter também foi a primeira empresa de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical a receber a aprovação da organização de projeto (DOA) da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) em 2019.
A fabricante destaca que ser premiada com ATO é uma peça importante do quebra-cabeça na jornada para receber o Certificado de Operador Aéreo (AOC – Air Operator Certificate), que permitirá à empresa operar táxis aéreos elétricos assim que a aeronave VoloCity receber a certificação de tipo, esperada para ser conquistada ainda neste ano.
Informações da Volocopter