
Um dos mais chamativos Airbus A380 do mundo decolou novamente de Toulouse, na França, após meses sem voar por estar estocado na fábrica da Airbus antes de ser entregue à All Nippon Airways (ANA).
O Airbus A380 registrado sob a matrícula JA383A da empresa japonesa ANA foi entregue em novembro de 2020, no entanto, apenas no papel, já que o translado para o Japão não aconteceu, enquanto a demanda por viagens não volta a patamares que justifiquem a sua utilização na operação de transporte de ageiros. O vídeo a seguir mostra a decolagem e o pouso do voo de aceitação do cliente feito no ano ado:
Desde então, o superjumbo, que não tem data oficial para voar até a sede da companhia aérea japonesa, segue estacionado na fábrica da Airbus e realiza apenas voos pontuais para preservação de sistemas.
Após ter realizado seu último voo no 31 de março deste ano, o Airbus A380 agora decolou novamente na manhã de hoje (27) para outro giro local nos arredores de Toulouse, no voo de número AIB12AL, de pouco mais de 2 horas até pousar de volta na sede da Airbus.

O superjumbo decolou às 13h22 UTC (10h22 horário de brasília) e atingiu uma altitude máxima de 43.000 pés, antes de retomar a Toulouse. A 12ª operação realizada hoje soma uma total de 26 horas e 46 minutos de voo desde a fabricação.
Não há informações que permitam concluir se este voo é apenas parte do programa de preservação da aeronave enquanto está fora de operação ou se, finalmente, um teste de preparação para o envio à ANA, já que a pandemia tem dado indícios de trégua pelo mundo com a vacinação avançando e a companhia já retomou alguns voos com seus outros dois Airbus A380.
Os Airbus A380 da ANA
Usados exclusivamente para realizar voos ao Havaí, um dos destinos preferidos dos japoneses, o Flying Honu (nome alusivo à tartaruga marinha do Havaí) entrou em serviço na rota Narita-Honolulu em maio de 2019. Ao todo, são três aeronaves desse modelo, mas com as tartarugas em cores diferentes.
O primeiro A380, pintado em azul, representa o céu azul havaiano e leva a matrícula JA381A. O segundo é verde-esmeralda, inspirado nas águas cristalinas da costa havaiana, registrado sob a matrícula JA382A. O terceiro apresenta pintura em laranja inspirada no pôr do sol havaiano, e possui a matrícula JA383A.
Tanto as aeronaves quanto as pinturas originais de tartarugas-marinhas foram bem recebidas pelos ageiros, já que fazem homenagem à tartaruga-verde, animal tradicional havaiano, por lá conhecido como “Honu”.
Leia mais: