
Um avião lotado de imigrantes que pretendiam cruzar a fronteira com os EUA foi liberado após ficar dias apreendido em Paris, mas o destino foi o diferente do inicial. O caso se tornou conhecido mundialmente nesta semana, apesar de ser o 3º voo desta companhia aérea na rota Fujairah – Paris – Manágua.
A empresa Legend Airlines é da Romênia e tem feito essa rota incomum levando apenas indianos, em um fretamento com a finalidade de transportar os ageiros para uma suposta imigração ilegal, já que eles tentariam entrar nos EUA através da fronteira do México.
A cidade de Fujairah fica às margens do Golfo de Omã e é o emirado mais próximo da Índia. Esta facilidade, somada ao fato de estar longe dos holofotes como Abu Dhabi ou Dubai, facilitou a saída da aeronave, que também escolhia o Châlons Vatry, ao leste de Paris, para fazer escala técnica de reabastecimento de maneira discreta.
Tudo isso para levar os imigrantes para a Nicarágua, de onde seguiriam por via terrestre ando por Honduras, Guatemala e México até a fronteira sul dos EUA.
As autoridades sas ficaram sabendo do propósito do voo e impediram do avião de decolar, fazendo uma checagem em todos os ageiros. Foram descobertos ao menos 2 pessoas que deveriam estar presas, enquanto pelo menos 10 outras pediram asilo na França.
ado 4 dias do ime e com alguns ageiros desembarcados, o A340-300 foi autorizado à decolar novamente, mas não para a América Central: O quadrijato voou diretamente para Mumbai, onde deixou os imigrantes indianos.
https://t.co/iy6Kp8bgWQ pic.twitter.com/4ovBXt8ADI
— FL360aero (@fl360aero) December 25, 2023
É esperado que a Legend Airlines seja, em breve, proibida de voar na França, possivelmente entrando na lista de banimento da União Europeia.