
Em um movimento de ajuste excepcionalmente inusitado, a Air India cancelou um voo programado de Newark para Delhi para, em vez disso, resgatar a equipe indiana de críquete que estava presa em Barbados devido a um furacão. A equipe havia acabado de comemorar uma vitória na Copa do Mundo de Críquete T20 em 29 de junho quando o Furacão Beryl impediu seu retorno.
Relatórios de agências de notícias indianas indicaram que o voo AI-105 foi cancelado e convertido em voo fretado para buscar a equipe após solicitação do Conselho de Controle do Críquete na Índia (BCCI). O avião Boeing 777-200LR ou a ostentar o indicativo AI-C24WC, que significava Air India Cricket World Cup (2024).
A aeronave decolou do Aeroporto Internacional Grantley Adams, em Bridgetown, tornando-se o voo mais aguardado e assistido entre os fãs indianos de críquete. Rohit Sharma, capitão do time de críquete da Índia, compartilhou em suas redes sociais uma foto sua com a Copa do Mundo da ICC a bordo do voo.
Air India special chartered Flight AIC24WC carrying #trophyboy ICT tracked at 23:44 crossing over Albania 🇦🇱 and 05:24 over Rajasthan 🇮🇳.
— Shadab Azam (@Azam_Shaddy) July 4, 2024
Welcome @ImRo45 and team to Delhi pic.twitter.com/44FA8gHzFo
O voo finalmente pousou em Delhi às 06h05, horário local, no dia 4 de julho. No entanto, o Diretório Geral de Aviação Civil (DGCA), o órgão regulatório da aviação civil da Índia, solicitou à Air India um “relatório factual” sobre o “incidente”.
De acordo com o Business Standard, pelas regras da DGCA, uma companhia aérea só pode operar um voo internacional não programado se isso não afetar de nenhum modo as suas operações de voo programadas.
Um porta-voz da Air India assegurou que todos os ageiros do voo Newark-Delhi foram acomodados em outros voos operados pela companhia e pelas companhias parceiras.
Indian cricket team was stranded in Barbados due to #HuracanBeryl see the impact of hurricane in videos finally BCCI President steanded Indian reporters & the Team leave for Delhi from Barbados by AIR India' s special flight which reach Delhi early morning on 4 July pic.twitter.com/81sHrUzpQD
— 💝🌹💖🇮🇳jaggirmRanbir🇮🇳💖🌹💝 (@jaggirm) July 3, 2024