
Um Boeing 787-10 Dreamliner da KLM que estava a caminho do Rio de Janeiro precisou dar meia-volta e retornar para Amsterdã.
A aeronave de matrícula PH-KBH cumpria o voo KL705, que partiu do principal aeroporto dos Países Baixos rumo à capital fluminense já com uma hora de atraso, devido a problemas técnicos segundo o site da KLM.
Porém, após três horas de voo, quando sobrevoava o Oceano Atlântico, próximo à Espanha e à França, o avião deu meia-volta e acionou o código 7700 no transponder.
Esse código é utilizado para emergências gerais, que podem estar relacionadas a problemas técnicos, assim como a problemas com ageiros a bordo, como causas médicas. A aeronave pousou em segurança na pista 36C, a mesma em que havia decolado, às 18h09, no horário local.
Até o momento, não está claro o que causou o retorno do voo para a maior cidade da Holanda, nem se o jato voltará a voar para o Rio ou se o voo será cancelado, com uma possível troca de aeronave.
🚨KLM flight #KL705 from Amsterdam to Rio de Janeiro is declaring an emergency via Squawk 7700 and returning to Amsterdam: https://t.co/4xrIY4hLfy pic.twitter.com/mL9coevU2H
— AirNav Radar (@AirNavRadar) March 31, 2025
No ano ado, o mesmo voo, operado por um Boeing 777-200ER, teve um problema parecido e também precisou dar meia-volta: