
A companhia aérea privada nigeriana XEJet firmou uma parceria com a Zela Aviation, representante de uma locadora cipriota para promover o leasing ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro) de sua frota de aeronaves Embraer ERJ-145. O anúncio foi feito pela Zela Aviation em 7 de março.
Por meio dessa colaboração, a XEJet, que iniciou suas operações em fevereiro de 2022, busca ampliar suas perspectivas de atrair clientes para sua frota de ERJ-145. Para alcançar esse objetivo, a companhia aérea se uniu à Zela Aviation, especializada em leasing e charter de aeronaves — com ou sem tripulação — além de vendas.
De acordo com o Newsaero, a transportadora nigeriana pretende aproveitar a ampla rede internacional de clientes da sua parceira. De acordo com a Zela Aviation, a parceria visa oferecer soluções de leasing flexíveis e confiáveis para companhias aéreas em toda a África e globalmente.
Atualmente, a frota da XEJet inclui dois ERJ-145: 5N-BZN (msn 145556) e 5N-BZZ (msn 14500855). Este último está programado em um arranjo de wet-lease com a Air Sierra Leone, uma subsidiária da XEJet baseada em Freetown, que deve iniciar operações em junho de 2025 como a nova companhia aérea privada nacional da Serra Leoa.
Enquanto isso, dois outros ERJ-145, 5N-BZM (msn 14500842) e 5N-NGE (msn 145360), foram vendidos para a NG Eagle. O restante da frota da XEJet é composto por três CRJ-200ER (msn 7915, 7975, 7937), que oferecem serviços direcionados a viajantes de negócios, com a mais recente aeronave entregue no mês ado.
Para a XEJet, a parceria com a Zela Aviation é um o em direção à diversificação de suas operações.
“Colocar nossas aeronaves para leasing no mercado internacional é um marco importante para a XEJet, pois sinaliza o crescimento da empresa e demonstra a diversificação do nosso modelo de negócios. Operamos e gerenciamos várias companhias aéreas e nosso negócio de ACMI também está se expandindo de forma positiva. Estamos satisfeitos em nos associar à Zela Aviation devido à sua rede internacional de clientes e operadores de companhias aéreas. Acreditamos e estamos comprometidos com essa parceria”, afirmou Sukhjinder Mann, COO da XEJet.
Para a Zela Aviation, essa colaboração representa uma oportunidade de aprofundar sua presença no mercado africano. “Estamos empolgados em trabalhar com a XEJet e apoiar suas oportunidades de leasing ACMI. Essa cooperação fortalece nossa presença na África e nos permite fornecer capacidade adicional para companhias aéreas que necessitam de operações eficientes de jatos regionais”, declarou Andreas Christodoulides, presidente da Zela Aviation.