O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está a caminho da Argentina e faz agora um pouso em Brasília a bordo do A319 da Ucrânia. 5d6l4c

Como mencionado anteriormente, a aeronave em questão é um ACJ319 que serve à Presidência do país invadido pela Rússia no ano ado. Devido ao conflito, a aeronave encontra-se atualmente baseada na Polônia, de onde partiu na manhã de hoje e fez uma escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde.
Neste momento, o jato, que é um Airbus A319 modificado de fábrica para serviço VIP e igual ao usado pela Força Aérea Brasileira, está realizando o pouso em Brasília.
On my way to Argentina, I met with the Prime Minister of Cabo Verde @UlissesCorreiaa. The first meeting of leaders in the history of our bilateral relations.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 9, 2023
Cabo Verde’s voice is one of democracy and for us in the UN, endorsing resolutions that are crucial for Ukraine.… pic.twitter.com/s1Ggid0hqF
Ao contrário do que aconteceu em Cabo Verde, onde o Primeiro-Ministro Ulisses Correia encontrou com Zelensky no Aeroporto de Espargos duranta a escala, na capital brasileira está apenas programado uma parada técnica para reabastecimento, sem qualquer agenda política ou encontro com o Presidente Lula previsto.
Após o reabastecimento em Brasília, a aeronave seguirá para Buenos Aires, onde amanhã será realizada a posse de Javier Milei como o novo presidente da Argentina. O Brasil enviará o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representar o país no evento. O ex-presidente Bolsonaro já encontra-se no país vizinho e estará presente na cerimônia de posse.
