
Nesta quarta-feira (24), a ZeroAvia e a KLM anunciaram que trabalharão em direção a um voo de demonstração utilizando os motores a hidrogênio-elétrico ZA2000 da ZeroAvia para grandes turboélices regionais. O ZA2000 ará aeronaves turboélice regionais de até 80 assentos, como o ATR72 ou o Dash 8-400.
Motores a hidrogênio-elétrico utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que é então usada para alimentar motores elétricos que acionam as hélices da aeronave. A única emissão é vapor d’água a baixa temperatura, com estudos indicando uma redução de até 90% no impacto climático em comparação com voos típicos movidos a querosene.
Como primeiro grande marco, as empresas visam realizar um voo de demonstração inicial entre dois aeroportos em 2026. Além de identificar o par de aeroportos ideal, os trabalhos imediatos se concentrarão na obtenção das permissões regulatórias para voar, garantindo o fornecimento de combustível líquido de hidrogênio e estabelecendo a infraestrutura de e para o abastecimento da aeronave.
Com esta colaboração, a KLM e a ZeroAvia estão fornecendo a base de evidências para a adoção de voos mais limpos na rede da KLM. Além disso, o projeto de demonstração acelerará o desenvolvimento de conceitos operacionais para aeronaves a hidrogênio em toda a UE.
Segundo a KLM, apoiar tecnologias avançadas, como a aviação a hidrogênio e elétrica, é um dos três pilares para ajudar o setor de aviação a reduzir as emissões de carbono. As divisões de manutenção da KLM e da Air já estão colaborando com a ZeroAvia para construir a base de conhecimento para operações MRO eficazes para aviões com células de combustível a hidrogênio.
James Peck, Diretor de Atendimento ao Cliente da ZeroAvia, afirmou: “As maiores companhias aéreas do mundo estão se aprofundando na exploração da tecnologia a hidrogênio-elétrico como uma solução potencial com crescente seriedade. Estamos ansiosos para trabalhar com a KLM, uma companhia aérea com uma história tão rica, enquanto olhamos para um futuro limpo para a indústria.”
Maarten Koopmans, Diretor Geral da KLM Cityhopper, disse: “A KLM visa ser pioneira na jornada em direção a um futuro mais sustentável na aviação. É por isso que apoiamos e incentivamos ativamente a inovação para impulsionar mudanças na indústria. Quando se trata do futuro dos voos zero-emissão, a KLM apoia simultaneamente várias tecnologias e inovações. Juntamente com nossos parceiros do setor, estamos realizando pesquisas sobre voos elétricos, a hidrogênio e híbridos, e explorando maneiras de acelerar esses avanços.”
Informações da ZeroAvia
Leia mais: